9.2. Acesso aos elementos de um array

Para aceder aos elementos de um array (tanto para leitura do valor que contêm, como para escrita de valores nos lugares de memória a eles atribuídos), usamos

As instruções seguintes permitem escrever valores em elementos de arrays:

Após a sua execução:

Experimente executar o programa:

Se não experimentou executar o programa acima, pode ver ilustrada na figura seguinte a representação da memória após a execução do programa.

 

A partir daqui, para simplificar, desde que não introduza ambiguidades, passamos a referir “o array v” em vez de “o array referenciado pela variável v”.

 

Para ler o valor de um elemento de um array, fazemos de forma semelhante. As instruções seguintes:

têm como consequência

 

É um erro tentarmos aceder a um elemento de um array usando um valor para o índice que esteja fora do intervalo legal [0, comprimento - 1], onde comprimento denota o número de elementos do array em questão. O programa terminará lançando uma exceção ArrayIndexOutOfBoundsException.

 

Voltando agora ao cálculo do desvio padrão usando a fórmula da soma dos quadrados das diferenças entre os vários valores e a média, o seguinte método main cria e utiliza um array para guardar os valores dados pelo utilizador de modo a usá-los posteriormente:

Em todos os exemplos que vimos, é conhecido o número de elementos dos arrays; esta não é, no entanto, uma situação comum, pois é muito frequente termos que trabalhar com arrays sobre os quais nada sabemos além de qual o tipo dos seus elementos.

 

 


 

Anterior: 9.1. O tipo de dados não primitivo array

Seguinte: 9.3. Número de elementos de um array