2.3. Exemplos usados neste livro

Há muitas formas de um programa transmitir ao seu utilizador – aquele que manda executar o programa – o efeito da sua execução: escrita de valores no ecrã, comandos dirigidos a máquinas variadas como, por exemplo, a impressão de textos numa impressora ou a alimentação intravenosa dada a um doente de forma automática.

Para nós, que vamos começar por fazer programas muito simples, uma boa maneira de vermos o efeito que certas instruções do nosso programa provocam, é fazendo o programa mostrar valores relevantes no ecrã.

Para isso vamos utilizar instruções semelhantes à instrução System.out.println("Olah turma!!"); do método main da classe MyFirstProgram:

Veremos que basta variar o texto entre parentesis para conseguirmos escrever informação variada no ecrã. Para já é tudo o que precisa de saber.

 

Ao longo destas páginas ser-lhe-ão apresentados inúmeros exemplos de programas.

Alguns deles poderão ser "executados ao vivo": para isso, embebemos nestas páginas do livro código gerado pela aplicação Python Tutor (http://pythontutor.com/java.html), na sua versão para programas Java. Por vezes o servidor usado pelo Python Tutor está sobrecarregado, provocando lentidão no carregamento dos blocos html correspondentes.

 

Experimente agora "executar ao vivo" o programa da classe MyFirstProgram usando o seguinte bloco do Python Tutor. A ideia é carregar no botão "forward" para que as instruções do programa sejam executadas (neste caso é só uma). À direita, na caixa "print output" irá ver a informação que o programa apresenta ao utilizador. Pode redimensionar tanto esta caixa, como a coluna que contém o texto do programa (movendo horizontalmente a linha que a separa da coluna à direita).

 

 

 


 

Anterior: 2.2. Programas Java

Seguinte: 2.4. Erros