2.2. Programas Java

No paradigma de programação que este livro aborda, Programação Orientada a Objetos (POO),

um programa é composto por uma ou mais classes, cada uma definindo um ou mais métodos que por sua vez contêm instruções.

A classe é a unidade de estruturação dos programas OO,

 

O processo de criar e executar um programa Java envolve a seguinte sequência de ações:

  1. escrever o programa usando um editor de texto e guardar o texto do programa num ficheiro com extensão java
  2. compilar o programa
  3. executar o programa.

2.2.1. Escrever o programa

Ao longo deste livro veremos, passo a passo, como abordar computacionalmente os problemas que queremos resolver e a forma de escrever em Java os programas que os resolvem.

Para já, ficamos com este primeiro programa Java, cujo texto escrevemos com a ajuda de um editor de texto e guardámos num ficheiro de nome MyFirstProgram.java.

Durante o curso, a pouco e pouco, irá aprendendo qual o papel que cada palavra deste programa tem. E não se preocupe agora em memorizar nada – este é só um exemplo inicial.

2.2.2. Compilar o programa

Para compilar o programa vai precisar do Java SE Development Kit (JDK) – pode descarregá-lo a partir do url http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html

Certifique-se de que escolhe o JDK e não o JRE.

Já com o JDK instalado no seu computador, escrever na linha de comando:

javac MyFirstProgram.java

javac é o nome do comando, no sistema operativo, que executa o compilador de Java; segue-se o nome do ficheiro que queremos compilar (incluindo a extensão java).

Se o diretório corrente não for o que contém o ficheiro MyFirstProgram.java então (a) deve adicionar o path, ou caminho, necessário para identificar o ficheiro ou (b) deve mudar o diretório corrente para que seja o diretório que contém o ficheiro.

Como este programa não tem erros, um ficheiro com o mesmo nome e extensão class será criado. Se o compilador detetasse algum erro, esse ficheiro não seria criado e seriam emitidas mensagens para o ecrã indicando os erros detetados.

Se o sistema operativo responder com a mensagem 'javac' is not recognized as an internal or external command, operable program or batch file, isso significa que não consegue encontrar o compilador. Para resolver o problema deve atualizar a variável PATH do seu sistema operativo. Para resolver este ou outros problemas, ver https://docs.oracle.com/javase/tutorial/getStarted/problems/index.html

2.2.3. Executar o programa

Se o compilador não tiver detetado erros, escrever na linha de comando:

java MyFirstProgram

java é o nome do comando, no sistema operativo, que executa a JVM; o nome do ficheiro que queremos executar não inclui a extensão class.

O programa será executado, ou seja, as instruções contidas no método main da classe MyFirstProgram serão executadas por ordem e até ao fim. Neste caso é uma única instrução, cujo efeito é o de escrever no standard output (normalmente o ecrã) a frase Olah turma!!

Um programa pode ser constituído por uma ou mais classes.

Para que possa ser executado, tem que existir numa dessas classes um método de nome main.

É o nome da classe que contém o main que é indicado no comando java.

No nosso exemplo, as linhas que definem esse método main são:

Uma vez compilado, um programa pode ser executado quantas vezes se quiser sem ter que se compilar de novo.

2.2.4. Instruções

As instruções são diferentes em diferentes linguagens de programação, mas há um pequeno conjunto de operações básicas comum à maior parte das linguagens de programação:

Ao longo deste livro vamos aprender como instruir o computador para fazer estas operações.

 

 


 

Anterior: 2.1. Linguagens de programação

Seguinte: 2.3. Exemplos usados neste livro