Sobre o SONAAR
SONAAR é uma ferramenta para auxiliar os utilizadores de redes sociais na criação e consumo de conteúdos media acessíveis. A aplicação Android e a extensão para Google Chrome já estão disponíveis nas respectivas lojas.
Nesta página encontrará informação sobre práticas acessíveis e um guia sobre como utilizar o SONAAR para melhorar a acessibilidade do seu conteúdo de media no Twitter e no Facebook.
Experimente o SONAAR e partilhe a sua experiência connosco. Entre em contacto por e-mail (sonaar@fc.ul.pt) ou pelo Twitter (@sonaarproject).
Você sabe...
Porquê pensar em acessibilidade?
Acessibilidade significa que todas as pessoas devem ter igual acesso à informação e a serviços, independentemente das suas capacidades. No nosso quotidiano é possível identificar várias estratégias de acessibilidade, tais como rampas para utilizadores de cadeiras de rodas ou corrimãos para pessoas com mobilidade reduzida. O mesmo ocorre para serviços e informações disponibilizados online. Diferentes estratégias de acessibilidade são também utilizadas para garantir que todos sejam capazes de participar na web. Uma particularidade dos ambientes online é a função mista exercida por cada um de nós, especialmente nas redes sociais. Nestas plataformas, não só consumimos informação como também a fornecemos e, para isso, a responsabilidade de fornecer conteúdos acessíveis é partilhada por todos os seus utilizadores. As redes sociais desempenham um papel essencial de conexão entre pessoas, sendo mais importantes do que nunca. As pessoas com deficiências também interagem através das principais plataformas, tais como Twitter e Facebook, como todos as outras pessoas. Estas plataformas fornecem diferentes recursos aos utilizadores para melhorar a acessibilidade dos seus conteúdos. No entanto, apesar das tecnologias poderem ser utilizadas para nos auxiliar nessas tarefas, estes ambientes só podem ser plenamente acessíveis com uma participação mais activa dos autores dos conteúdos, ou seja, dos utilizadores.
Como as pessoas com deficiência visual estão a aceder ao seu conteúdo nas redes sociais?
A maioria dos invisuais utiliza um leitor de ecrã para aceder à web. Estes programas transcrevem o conteúdo do ecrã para uma versão textual e depois sintetizam-no em áudio. Para conteúdos visuais, as descrições textuais são utilizadas para fornecer uma forma alternativa de interpretar estes conteúdos. As descrições das imagens serão lidas a utilizadores cegos ou de baixa visão que utilizam os leitores de ecrã para consumir conteúdos das redes sociais. No entanto, a maioria destes conteúdos visuais não são devidamente descritos, devido à função mista anteriormente mencionada. Isto significa que algumas pessoas estão a ser impedidas de participar plenamente neste aspecto da vida moderna - tal como interagir com amigos, trocar informações online e outros. Isto contribui para o sentimento de exclusão e incapacidade já perpetuado ao longo dos anos.
As principais redes sociais já fornecem uma funcionalidade para os utilizadores incluírem esta descrição, e algumas delas, como Facebook ou Instagram, inserem sempre uma descrição automática para cada imagem. Os utilizadores podem, em seguida, melhorá-la de modo a fornecer mais detalhes sobre o conteúdo. O Twitter fornece um campo de texto quando o utilizador está a carregar uma imagem. Assim, quando os utilizadores de leitor de ecrã encontram uma imagem nas suas redes sociais, são possíveis três cenários:
- Nenhuma descrição textual é fornecida e este utilizador não consegue entender a imagem;
- Uma descrição textual automática é fornecida e o utilizador consegue entender alguns conceitos que podem estar presentes na imagem;
- Uma descrição textual é fornecida pelo próprio autor, contendo detalhes específicos presentes na imagem e a intenção da própria pessoa ao partilhar este conteúdo. Neste caso, uma pessoa com deficiência visual utilizando um leitor de ecrã é capaz de entender a imagem e até mesmo de interagir com esse conteúdo.
Na maioria das vezes, pessoas com deficiência visual deparam-se com o primeiro ou segundo cenário descrito, não possuindo informações suficientes para realmente compreender uma imagem.
Como melhorar o seu conteúdo para melhorar o acesso das pessoas com deficiências?
Além de fornecer uma descrição textual para suas imagens, alguns outros passos podem ser tomados para melhorar a acessibilidade dos seus conteúdos nas redes sociais:
O que fazer:
- Fornecer descrições relevantes para imagens: Escreva de maneira simples e precisa. Tipicamente, algumas palavras apenas são suficiente, mas nalguns casos, uma ou duas breves frases podem ser necessárias. Certifique-se de que a descrição transmite o sentido correto da imagem.
- Legende os seus vídeos: Adicione um ficheiro com as legendas, ou use a descrição do seu post para incluir um texto com as legendas do vídeo.
- Hashtags: Se tiver muitas hashtags, acrescente-as após a descrição da imagem, ou após o texto do post. Capitalize a primeira letra de cada palavra numa hashtag.
- GIFs: Há pouco suporte para GIFs em plataformas de redes sociais. Forneça outras fontes de informação para transmitir o conteúdo desejado.
- Emojis: Os leitores de ecrã lerão emojis correctamente. O emoji 👏, por exemplo, será lido em voz alta como "batendo palmas".
O que não fazer:
- Evite o uso de frase como "imagem de ..." ou "gráfico de ...".
- Não use demasiados emojis.
- Emoticons, ou representações de expressões criadas através de uma variedade de caracteres, por exemplo :), serão lidos como "ponto e vírgula parênteses" e devem ser usados com moderação ou nem serem utilizados.
Exemplos
A mesma imagem pode precisar de descrições diferentes, dependendo do contexto em que é utilizada. Num contexto de redes sociais, uma boa descrição fornece os detalhes que o utilizador quer transmitir conforme o objectivo de partilhar essa imagem. Fornecemos alguns exemplos:
Descrição: Um pequeno cão de cor caramelo muito feliz deitado na relva florida com a língua de fora.
Descrição: Vários barcos alinhados no porto de Marselha com a cidade ao fundo e um amplo céu azul com algumas nuvens.
Como o SONAAR irá melhorar a acessibilidade de conteúdo media?
O SONAAR visa fornecer aos utilizadores de redes sociais um processo mais fácil e mais acessível para a autoria de media acessíveis. O SONAAR indica aos seus utilizadores como incluir descrições textuais para imagens no Twitter e no Facebook, além de fornecer sugestões de descrições para cada imagem a ser carregada nessas plataformas. Com o uso do SONAAR, os utilizadores terão mais suporte para criação de conteúdos acessíveis, e, assim, esperamos melhorar a qualidade e a quantidade de descrições de imagens nas redes sociais. Além disso, esperamos também que os utilizadores fiquem mais envolvidos e sensibilizados sobre práticas acessíveis, incluindo-as nas suas rotinas diárias.
Outra funcionalidade oferecida pelo SONAAR é o suporte ao consumo de imagens, oferecendo sugestões de descrições textuais além do contexto de mídias sociais. As mesmas sugestões fornecidas para o processo de autoria podem ser solicitadas quando uma pessoa que utiliza um leitor de ecrã encontra uma imagem numa página web ou num ecrã de uma aplicação.
Como utilizar o SONAAR?
O SONAAR visa guiar seus utilizadores no processo de criação e de consumo de media acessível.
Autoria
Para o processo de autoria de media acessível, depois do serviço ser iniciado, não é necessário nenhum passo adicional. O SONAAR irá detectar quando uma imagem está a ser carregada no Twitter ou no Facebook e, em seguida, irá fornecer sugestões de descrições textuais ou conceitos que podem ser úteis para a construção de uma descrição alternativa adequada. O SONAAR indicará também todos os passos que os utilizadores devem seguir para fornecer esta descrição. Quando uma nova descrição é fornecida pelo utilizador, o SONAAR a armazenará para melhorar futuras sugestões.
Consumo
Os utilizadores também poderão solicitar descrições ao SONNAR ao encontrarem uma imagem em uma página web ou em uma aplicação Android. No caso dos dispostivos Android, os utilizadores podem partilhar a imagem em questão com o serviço do SONAAR e uma lista de descrições e conceitos será fornecida. No caso da extensão web, os utilizadores podem solicitar ao SONAAR uma análise de uma página web e uma descrição será incluída em todas as imagens presentes na página em questão. De maneira a garantir que todas as imagens são acessíveis para pessoas utilizando um leitor de ecrã, o SONAAR também torna todas as imagens focáveis pelo teclado.
Descarregar a extensão web do Google Chrome
A extensão web foi desenvolvida e testada no navegador Chrome, mas também é suportada em navegadores baseados no chromium como Edge, Brave, Opera ou Vivaldi. A versão actual do SONAAR está disponível para download na Chrome Web store.Descarregar a aplicação Android
O serviço móvel SONAAR foi desenvolvido e testado em um Google Pixel 2 com Android 11. Para funcionar correctamente, o serviço deve ser executado num dispositivo Android a executar pelo menos o Android 9 e com o idioma definido para inglês ou português. A versão actual da SONAAR está disponível para download na Google Play store.Referências e outros links úteis (Em inglês)
- How People with Disabilities Use the Web - Diverse Abilities and Barriers
- AbilityNet - How to do accessible social media webinar (Video)
- AbilityNet - 5 Tips to create accessible Facebook posts
- AbilityNet - 5 ways to make your tweets accessible
- Harvard University - Write good Alt Text to describe images
Documentação oficial das plataformas
- Twitter: Como tornar imagens acessíveis para as pessoas
- Como funciona o texto alternativo automático no Facebook?
- Como posso editar o texto alternativo de uma foto no Facebook?
Entre em contato
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