English | Português

Sobre o projeto

SONAAR é um projeto financiado pela Comissão Europeia no concurso Application of web accessibility requirements in web-authoring tools and platforms by default (web access by default) com o contrato LC-01409741 SONAAR.

Anúncios

Entregáveis e resultados

Protótipos

Documentação

Entregáveis

Os entregáveis apenas estão disponíveis em inglês.

Prémios

Publicações

Contexto e objetivos do projeto

Contexto

A quantidade disponível hoje em dia de conteúdos gerados por utilizadores é uma grande parte do conteúdo geral da web e está a aumentar rapidamente. Blogs, wikis, comentários em lojas online e, acima de tudo, redes sociais são exemplos de fontes de conteúdo gerados pelos utilizadores. O seu alcance é mais amplo do que a plataforma em que é criado, com resultados de pesquisa a apontarem para conteúdos gerados pelos utilizadores e com outros utilizadores a partilhar de novo conteúds para outras plataformas e serviços.

Uma grande parte destes conteúdos são imagens e vídeos - uma consequência da proliferação de dispositivos móveis equipados com câmeras. Felizmente, as principais redes sociais introduziram recursos para ajudar os utilizadores a criar conteúdo acessível. No entanto, enquanto que a acessibilidade das interfaces das redes sociais é aceitável, a maioria do conteúdo gerado por utilizadores ainda é inacessível. Por um lado, memes e GIFs populares ainda não beneficiam de alternativas textuais. Por outro lado, os utilizadores de redes sociais não estão cientes da possibilidade e dos benefícios de criar alternativas textuais e, frequentemente, eles não sabem como o fazer.

Objetivos específicos

O projeto SONAAR tem como objetivo prototipar um mecanismo que permita aumentar a quantidade de conteúdos acessíveis criados por utilizadores de redes sociais, quer usem plataformas móveis ou de secretária. Para atingir este objetivo, o projeto SONAAR estebeleceu metas específicas.

Facilitar a autoria de conteúdo acessível

Várias redes sociais já possuem recursos que tornam possível criar conteúdo acessível. O Facebook ou Instagram podem gerar uma alternativa textual para fotos e permitem aos seus utilizadores alterar a alternativa textual gerada automaticamente para melhorar sua qualidade. Embora este seja um bom fluxo de trabalho para a criação de conteúdo acessível, ainda pode ser melhorado. A maioria dos utilizadores não conhece as características de uma boa alternativa textual. O nosso objetivo é explorar um mecanismo para classificar a qualidade das alternativas textuais para motivar os utilizadores a melhorá-las. Para redes sociais que não oferecem alternativas textuais automáticas, o SONAAR pode facilitar o processo de autoria sugerindo conceitos a serem incluídos.

Disponibilizar conteúdos acessíveis gerados pelos utilizadores em plataformas móveis e de secretária

Quando um utilizador de uma rede social partilha conteúdo que tem uma alternativa textual para outras redes sociais, a alternativa textual será perdida. Quando um utilizador cria uma alternativa textual para uma imagem que é partilhada por diferentes utilizadores, apenas os amigos ou seguidores desse utilizador beneficiam da alternativa textual. O SONAAR visa criar um mecanismo para distribuir uma alternativa textual das imagens a todos os utilizadores do SONAAR. Um serviço disponível em dispositivos móveis e navegadores da web identificará a imagem e armazenará essa identificação junto com a alternativa textual criada pelo utilizador. O mesmo serviço será usado para pesquisar alternativas textuais de imagens exibidas para um utilizador ao navegar na web ou ao usar uma aplicação móvel. Desta forma, alternativas textuais criadas por um utilizador ficarão disponíveis para outros utilizadores de outras plataformas.

Garantir um processo de autoria acessível

O processo de autoria de conteúdo proposto no SONAAR precisa de ser independente das redes sociais. Isso permite-nos torná-lo um processo acessível, tanto em plataformas web quanto móveis. Para atingir este objetivo, o SONAAR irá colaborar com os utilizadores finais para entender quais são os principais desafios que os utilizadores com e sem deficiência enfrentam ao criar conteúdo acessível para redes sociais. Também colaboraremos para entender os desafios enfrentados por utilizadores com deficiência ao consumir conteúdo baseado em imagens nas redes sociais.

Motivar os utilizadores a criar conteúdo acesível

A maioria dos utilizadores ainda não está ciente da existência de mecanismos para criar conteúdo acessível. Da mesma forma, eles ignoram os benefícios de fornecer alternativas textuais. O SONAAR terá como objetivo disseminar esse conhecimento aos utilizadores de redes sociais. Aumentando a consciência sobre os benefícios do conteúdo acessível (por exemplo, alternativas em texto são essenciais para utilizadores cegos, mas podem ser muito importantes para utilizadores com capacidades cognitivas limitadas ou utilizadores que têm a visão ocupada noutra tarefa), será mais fácil educar os utilizadores para criarem adequadamente conteúdo acessível.

Consórcio e contatos

O projeto SONAAR está a ser desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A pesquisa é realizada no LASIGE, no contexto da linha de investigação em Acessibilidade e Envelhecimento.

A equipa é composta por Carlos Duarte (PhD, investigador responsável), Tiago Guerreiro (PhD), Letícia Seixas (PhD), Luís Carriço (PhD), José Coelho (PhD), João Guerreiro (PhD), André Rodrigues (PhD), André Santos (MSc) e João Vicente (MSc).

Pode contatar-nos em sonaar@fc.ul.pt