Nuno Neves

    Departamento de Informática
    Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
    Bloco C6 - Piso 3, Campo Grande
    1749-016 Lisboa - Portugal

    Tel (direct): +351-217500607
    Tel (secretariat):+351-217500087
    Fax:+351-217500084
    Email:

 

Nuno Ferreira Neves é Professor Catedrático no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Ciência da Computação (Computer Science) na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA, em 1998. Fez a Agregação no ramo de Informática, especialidade de Ciências da Computação, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2014.

Ao longo dos últimos 10 anos tem lecionado e investigado na área da segurança e confiabilidade em sistemas e redes de computadores. É responsável por várias disciplinas oferecidas ao Mestrado em Segurança Informática, Mestrado e Licenciatura em Engenharia Informática, tais como segurança de software, tecnologias de segurança, e segurança e confiabilidade. É investigador principal no projeto Europeu SUPERCLOUD (User-Centric Management of Security and Dependability in Cloud of Clouds), e participa como investigador no projeto Europeu DiSIEM (Diversity enhancements for SIEMs). Coordena também uma ação de cooperação na área da segurança em sistemas críticos com colegas brasileiros, o projeto FCT-CAPES Resilient Supervision and Control in Smart Grids.

É atualmente Presidente do Departamento de Informática. É membro da Unidade de Investigação LASIGE, tendo anteriormente sido seu Diretor. Lidera o grupo de investigação Navigators. Tem participado em vários projetos europeus com tópicos relacionados com a segurança, como o SEGRID, MASSIF, BiobankClouds, TCLOUDS, SecFuNet, CRUTIAL, MAFTIA, e RESIST, e coordenou os projetos financiados pela FCT tais como o SITAN, DIVERSE, RITAS, AJECT e COPE. O seu trabalho de investigação foi premiado em diversas ocasiões, como por exemplo com o Prémio Científico IBM e o Prémio William C. Carter no IEEE FTCS/DSN. É membro do Conselho Editorial da revista International Journal of Critical Computer-Based Systems.

 

Voltar a página anterior