O Baralho de Tabuleiros

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Introdução

O que é um sistema de jogos? Uso a definição dada por Ron Hale-Evans: "um conjunto de componentes que permitem jogar múltiplos jogos". Sistemas de jogos são abertos a novidades, podem ser usados numa infinidade de variações. O mais comum e mais impressionante dos sistemas de jogos é o baralho de cartas, existem centenas de jogos que podem ser jogados com ele (como o Poker, o Bridge, o King). Alguns jogos abstractos (como o Mancala, o Xadrez ou as Damas), devido a razões históricas e culturais, são efectivamente sistemas de jogos, apesar de não tão flexíveis, esses tabuleiros e peças podem ser usados para jogar um surpreendente número de variações (provavelmente, qualquer material, se dada suficiente atenção e estudo, pode ser transformado num sistema de jogos).

O baralho de tabuleiros (BdT) é um sistema de jogos. 

O material do BdT

O website onde se inclui esta página, The World of Abstract Games (WAG) apresenta centenas de jogos divididos em três grupos principais: 

  • Jogos de Soldados - jogos onde só existe um tipo de peça (há duas cores).

  • Jogos de Reis e Soldados - jogos onde existem dois tipos de peças.

  • Jogos de Torres - jogos que podem ser jogados com peças que se empilham.

O sistema do BdT foca-se nestes grupos.

Para isso, ele é constituído pelas seguintes unidades:

  • Arena - A superfície onde se desenrola o jogo.

  • Célula - Uma unidade do tabuleiro.

  • Peça - Uma peça do jogo.

A arena é uma simples superfície (neste conjunto, é uma folha magnética):

Uma célula é um circulo metálico (uma anilha, por exemplo) que é segura firmemente pela superfície magnética. Os circulos têm a propriedade de poder desenhar facilmente tabuleiros hexagonais e quadrados, podendo assim, criar variados tipos de tabuleiro. Em baixo observa-se dois tipos de células:

Uma peça pode ser um berlinde (usados nos jogos de soldados e nos jogos de reis e soldados) ou pequenas peças empilháveis (para os jogos de torres):


berlindes e peças magnéticas


peças empilháveis de madeira

Alguns exemplos de tabuleiros:


O jogo das Damas


O jogo do Hex


Tabuleiro hexagonal com peças magnéticas (esquerda) e peças de madeira (direita)


Um jogo de Triad

De certa forma, enquanto o livro "Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos" bem como o website providenciam os requerimentos mentais, o BdT providencia os requerimentos físicos para o jogo ser efectivamente jogado.

Onde comprar?

Esta é uma ideia nova, e não se pode comprar pacotes destes. Porém, o leitor pode arranjar este material nas lojas como o Aki (pintei-as com sprays de diversas cores) e construir um para si. Alguns locais na internet onde se pode comprar material: folhas magnéticas; no eBay pode obter berlindes muito bons; a eNasco (cubos e discos de dupla face), a Woodworks ou o www.spielmaterial.de.

Os tabuleiros do livro "Jogos Matemáticos, Jogos Abstractos"

Se não quiser construir este sistema, disponibilizamos ficheiros (em formato PDF) para imprimir os tabuleiros dos jogos para dois e três.

Jogos para dois: Aboyne, Amazonas, Âncora, Annuvin, Campanha, Envio, Epaminondas, Estarolas, Go, Gogol, Gomoku, Gonexão, Havana, Hex, Hobbes, Intersecções, Iqishiqi, Jade, LoA, Nex, Nosferatu, Peões, Rastros, SanQi, Semáforo, UN, Y.

Jogos para três: Hex, Iqhishiqi, Porus Torus, Reversi, Triad, Triskelion.


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