4.6. Repositórios de métodos úteis

As funções matemáticas que vimos na Secção 3.5.4 estão todas “arrumadas” numa classe de nome Math. É por isso que, quando as invocamos, temos que preceder o seu nome de Math e um ponto. Relembre o seu uso:

A classe Math pertence à biblioteca base do Java, e por isso está disponível para todos os programadores que instalem o JDK.

A ideia que levou à criação desta classe – juntar várias funções úteis da mesma natureza numa mesma classe que todos os programadores podem usar – pode ser aproveitada por nós. À medida que vamos desenvolvendo procedimentos e funções que pensamos serem úteis para vários programas, vamos “arrumando-os” numa classe especial que pode depois ser utilizada por outros programas, feitos por nós ou pelo nosso grupo de trabalho.

Por exemplo, se acharmos que os métodos imprimeTresLinhas() e notaFinal(...) podem ser úteis noutros contextos, então podemos criar uma classe chamada, por exemplo, MinhasUtilidades – e nela definir estes métodos.

Desta maneira, nos programas em que quisermos usar alguma destas funções só teremos que fazer a sua invocação indicando o nome da classe onde estão definidos.

No programa NotasFinaisLegivel, por exemplo,

Quando quisermos fazer alguma melhoria a algum desses métodos, basta alterarmos a sua definição na classe MinhasUtilidades. Não temos que mexer nas classes que o usam.

ATENÇÃO: Para que os métodos definidos na classe MinhasUtilidades possam ser usados a partir de qualquer outra classe, a palavra public deve ser adicionada imediatamente antes da palavra static (tal como temos no método main). Mais adiante aprenderemos mais sobre este assunto.

 


 

Anterior: 4.5. Documentação

Seguinte: 5. O tipo de dados `boolean` e comandos condicionais