11. Um novo tipo de dados, cliente de Jogador

Neste capítulo construiremos programas que trabalham com jogos e jogadores de modo a ilustrar a utilização de uma coleção de objetos.

Se quisermos fazer um programa que ponha vários jogadores a jogarem até que um deles alcance uma dada pontuação, por exemplo, podemos sempre criar uma classe com um main que declare e crie um array de objetos do tipo Jogador e que use esses objetos para ir registando pontuações e verificando se o jogo deve acabar.

Podemos adotar outra abordagem mais estruturada e criar um tipo de dados, a que podemos chamar Jogo, que esconde (encapsula) a forma como o conjunto de jogadores é representado e permitisse operações sobre as suas instâncias como, por exemplo, registar jogadores, dar início ao jogo, registar pontuações para os jogadores, verificar se já terminou, determinar o(s) vencedor(es), etc..

Depois de criada essa classe, se bem documentada, poder-se-ia gerar a documentação da sua API (Application Programming Interface). Por exemplo:

 

A partir do momento em que a classe Jogo estivesse criada e disponível, poderíamos criar uma outra classe que declarasse uma variável do tipo Jogo, construísse um objeto desse tipo e usasse esse objeto para simular a execução de um jogo em que as pontuações para os vários jogadores seriam geradas através de um objeto do tipo Random, como é feito na classe seguinte.

Vamos então construir a classe Jogo nas secções seguintes.

 


 

Anterior: 10.9. A classe Jogador completa

Seguinte: 11.1. A classe Jogo