10.2. Atributos de instância

Já vimos que as características que consideramos relevantes acerca de um jogador são o seu nome, a sua pontuação e número máximo de pontos que obteve numa só jogada.

Não nos interessa, neste contexto, a altura do jogador, nem o seu NIF, nem se tem irmãos, etc. Noutros contextos poderá até haver interesse em representar também estas informações, mas aqui não.

O universo possível de objetos do tipo Jogador será então formado por todas as combinações de valores para aquelas características, ou atributos, ou seja, todas as formas possíveis que um jogador pode tomar.

A informação que permite caracterizar um dado objeto e, eventualmente, distingui-lo dos outros, constitui o que se chamam atributos do objeto.

São os valores que os atributos de um dado objeto têm que definem o estado desse objeto.

Porque cada instância da classe, ou objeto, tem os seus próprios valores para os atributos, estes dizem-se atributos de instância (em oposição aos atributos de classe de que falaremos mais adiante).

Vamos então começar

Os atributos de instância declaram-se dentro do bloco da classe, fora de qualquer método, pois eles não são locais a nenhum método; eles são acessíveis a partir de qualquer método da classe Jogador.

Colocamos a palavra private a preceder a declaração de cada atributo

 

Representamos um objeto:

 

Exemplo:

 


 

Anterior: 10.1. O tipo de dados Jogador

Seguinte: 10.3. Construtores