Da Engenharia Informática e Tecnologias da Informação na Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
|
O Departamento de Informática da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, procura criar e estreitar relações com empresas, com actividade na área de informática, através da criação de parcerias.
As parcerias podem ter vários fins em vista e realizadas a diferentes níveis. Um dos domínios onde temos maior cooperação reside ao nível da conclusão da formação avançada dos alunos de Mestrado, através da realização de um trabalho autónomo de fôlego, âmbito e complexidade adequados a um 2º ciclo de estudos, no culminar de uma formação universitária de 5 anos.
Os trabalhos autónomos podem materializar-se, conforme definido em cada programa de estudos, em estágios, projectos e dissertações. As parcerias promovem o desenvolvimento conjunto de propostas e orientação conjunta de trabalhos a realizar por alunos de mestrado. Podem ser de dois tipos:
- Parceria na Empresa: o trabalho é desenvolvido por um aluno na empresa
- Parceria Rent-a-Team: a empresa contrata uma equipa de alunos e docentes do Departamento.
|
Calendário
Trabalhos Autónomos em 2012/13:
- Março e Abril– Divulgação do Programa de Parcerias
- Entre 9 de Maio e 6 de Junho de 2012 – Submissão de propostas de trabalho.
- Até 16 de Junho de 2012 – Notificação das propostas rejeitadas.
- Até 21 de Junho de 2012 – Publicação das propostas aceites.
- Até 1 de Julho de 2012 – Candidatura dos alunos.
- Até 12 de Julho de 2012 – Envio aos proponentes das listas de alunos candidatos a cada proposta.
- Julho e Agosto de 2012 – Negociação entre os proponentes e os alunos para atribuição de propostas.
- Setembro de 2012 – Início dos trabalhos.
|
Uma empresa poderá submeter propostas que não tenham inicialmente nenhum docente associado (esse é o caso geral), que serão igualmente aceites como possíveis temas de trabalho autónomo a propor se consideradas apropriadas pelo Departamento.
Parceria na Empresa
Nesta forma de parceria, a empresa elabora uma proposta de plano de trabalhos, obrigatoriamente na área de informática, a qual, depois de aceite e enquadrada num dos três tipos de trabalho considerados, será realizada por um ou mais alunos sob orientação de um quadro da empresa.
O orientador da empresa deverá deter formação superior em área relevante ou experiência profissional em informática (sujeito a aprovação pelo Conselho Científico). No final, será convidado a fazer parte do júri de avaliação dos alunos orientados, em provas públicas que terão lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Parceria Rent-a-Team
Caracteriza-se pela constituição de equipas com, pelo menos, um docente e um aluno, que oferecem as suas competências para apoio à realização de projectos com qualquer combinação dos seguintes objectivos:
- Análise e definição de um problema,
- Proposta de arquitecturas de solução,
- Concretização de arquitecturas de solução.
Esta forma de parceria constitui-se como uma solução de contratação dos serviços de uma equipa mista por um número de horas pré-acordado.
A participação dos alunos nestes projectos em parceria envolve, por regra, a realização de um trabalho autónomo no âmbito de uma disciplina de um curso de mestrado, como a de Projecto de Engenharia Informática.
No final do projecto, a empresa pode optar por prosseguir o projecto individualmente, podendo inclusivamente optar por integrar nos seus quadros os alunos que antes participaram no projecto. Esta é uma forma de parceria inovadora que o Departameno de Informática procura incentivar, não apenas neste contexto mas também noutras situações que possam beneficiar de uma integração inovação/desenvolvimento.
Fases do processo
Independentemente de existir uma parceria, qualquer empresa ou organismo público pode submeter propostas de trabalhos autónomos a desenvolver pelos alunos de Mestrado na área de informática.
A submissão das propostas, quer seja no âmbito de parcerias ou não, é efectuada anualmente a partir de Maio de acordo com o calendário estabelecido.
Submissão de propostas
Apenas as empresas com credenciais de acesso, enviadas por email às empresas registadas na nossa lista de contactos, podem submeter propostas.
As empresas que não constarem da lista de contactos e que desejarem submeter propostas devem contactar o departamento (info@di.fc.ul.pt).
Elementos das Propostas
Nas propostas a submeter constam:
- o título
- objectivos
- plano de trabalhos
- local de realização
- remuneração a atribuir ao aluno (opcional)
- informação sobre o orientador na empresa
- nome do docente do departamento que acompanha o projecto (caso exista pré-acordo)
No caso de o tempo de uma parceria comprender estágios ou projectos que se estendam para além do tempo estabelecido nos programas dos cursos (9 meses), deve ser previsto no plano a entrega de um relatório ao fim desse tempo, para ser defendido em provas públicas de mestrado. O relatório deve descrever o trabalho até aí realizado.
Selecção de Candidatos
No caso de a proposta ser seleccionada para divulgação pelos alunos e existirem manifestações de interesse de candidatos, tem lugar o processo de selecção de candidaturas pela empresa.
Se a empresa chegar a acordo com um dos candidatos tem lugar o estabelecimento de uma colaboração entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa.
Formalização da colaboração
A colaboração entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa é enquadrada por um protocolo de colaboração a estabelecer entre as duas partes. Este protocolo, designado por Protocolo Institucional, enquadrará todos os trabalhos que se venham a realizar no mesmo âmbito.
O Protocolo Institucional será complementado, após o início de cada trabalho, por um Acordo Específico, assinado pelos orientadores, o departamento, a empresa e o aluno.
O Acordo Específico deverá incluir obrigatoriamente um plano pormenorizado das actividades a realizar até ao final do trabalho. O plano será realizado em colaboração com o responsável pelo lado da empresa (co-orientador) e com o apoio do docente acompanhante (orientador). Só após a aprovação do plano de trabalhos pelo orientador do DI, é que este será formalmente reconhecido como trabalho da disciplina de Projecto de Engenharia Informática.
Adicionalmente, para os trabalhos que não estejam englobados numa parceria Rent-a-Team, por cada Acordo Específico, a empresa concorda em atribuir um Patrocínio ao DI, cujo valor está indexado ao valor de uma bolsa de Mestrado da FCT. Para o ano lectivo 2010/11, o valor total do patrocínio corresponde a €745.
Com a submissão de uma proposta, a empresa aceita formalizar a colaboração através do Protocolo Institucional (caso não esteja um já em vigor) e, para cada trabalho, através do Acordo Específico e, para cada trabalho não englobado numa parceria Rent-a-Team, num Patrocínio ao DI.
Informação Adicional